O Projecto "Especial Autismo" são 5 modulos de formação e acompanhamento a profissionais e pais com filhos diagnosticados com perturbações do espectro autista (PEA) e pretende alcançar os seguintes objectivos:
Promover competências no âmbito das PEA;
Prestações de cuidados de natureza psicossocial às famílias;
Trabalhar no sentido de desenvolvimento de estratégias de intervenção a nível de comunicação, estimulação sensorial, de integração social de forma a preparar os profissionais e os pais na estimulação de crianças e jovens com PEA.
A APEE Autismo deseja desenvolver neste modelo de formação, a profissionais e pais cujos filhos tenham sido diagnosticados com PEA, um manual desde o momento do diagnóstico que sirva depois para a orientação nos diversos sistemas, como a Saude, a Educação e a Segurança Social pode causar dúvidas aos profissionais e angustia as familia.
Por este motivo desejamos criar um manual que organize e oriente profissionais e pais durante todo o processo de diagnóstico, referenciação, direitos, apoios sociais e modelos de intervenção.
Local:
Sede da APEE Autismo
Rua Senhora Dores, 111 - Porto
Horário:
Das 15h as 17h (02 horas)
Módulos:
04 Fevereiro
As Perturbações do Espectro Autista - Intervenção Precoce e o Papel da Família
Oradores: Dra. Daniela Santos e Fernando Azevedo
Objectivos:
Dar a conhecer as Perturbações do Espectro Autista (PEA)
Mostrar a importância de um diagnóstico precoce
Intervenção Precoce
Que modelos existem
O papel da família
18 Fevereiro
Estratégias, Metodologias e Aplicação em Contexto
Oradores: Dra. Daniela Santos, Dra. Alexandra, Ana Dias, Ana Rita Mendes
Objectivos:
Que metodologias existem disponíveis
Estratégias aplicáveis em contexto familiar e escolar
Serviço de Apoio á Família nas interrupções Lectivas
Serviço de Apoio á Integração Social (SAIS)
03 Março
Comunicação: Que Alternativas
Oradores: Dra. Vania Peixoto
Objectivos:
Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) – Objectos e tipos de sistemas de comunicação
Tecnologias de apoio
Uso de CAA em contextos naturais: Como pode a família funcionar com CAA
17 Março
Unidades de Ensino Estruturado – Como Funcionam?
Oradores: Dra. Teresa São Miguel
Objectivos:
O que é uma Sala de Ensino Estruturado
Como se articula com os técnicos, família e docentes
Plano Educativo Individual
31 Março
Integração Sensorial
Oradores: Dra. Alexandra Fernandes
Objectivos:
Definição de Integração Sensorial
Definição de disfunção de Integração Sensorial
Modulação Sensorial
Contínuo de Reactividade Sensorial;
Perfil Sensorial: Registo pobre; Procura sensorial; Hipersensitividade; Evitamento Sensorial; Praxis
Intervenção nas PEA com base na Integração Sensorial
Equipa do Projecto
Fernando Miguel Azevedo – Presidente do Conselho Executivo da APEE Autismo
Dra. Daniela Santos – Psicóloga
Dra. Vania Peixoto – Terapeuta da Fala
Dra. Alexandra Fernandes – Terapeuta Ocupacional
Dra. Teresa São Miguel – Docente do Grupo de Educação Especial
Ana Dias – Monitora da APEE Autismo
Ana Rita Mendes – Monitora da APEE Autismo
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