segunda-feira, 29 de março de 2010

02 Abril dia Internacional da Consciencialização do Autismo

'Autism: Windows on the Musical Mind?’

Dr. Adam Ockelford, professor na Roehampton University (UK) explora como um ambiente excepcional precoce (um fascínio para som com
dificuldades na compreensão da linguagem) pode produzir desenvolvimento musical excepcional, eo que isso pode nos dizer sobre a musicalidade inata em nós
todos. A apresentação incluirá uma sessão conduzida por Derek Pavicini, que irá executar os pedidos de audiência e improvisações

Inicio das comemorações do dia Internacional da Consciencialização do Autismo

Sound=Space

O Sound=Space é uma instalação interactiva onde qualquer pessoa, com um simples movimento, desencadeia uma infinidade de sons. Concebido por Rolf Gehlhaar, este instrumento electrónico pode ser tocado em simultâneo por vários elementos, bastando-lhes moverem-se num espaço vazio monitorizado por sensores que captam qualquer presença ou movimento. Este sistema está associado a um computador programado para converter em sons todos os sinais recepcionados. “Tocado”, por exemplo, com um mero aceno, o Sound=Space tem na Casa da Música um papel fundamental em projectos educativos dirigidos a distintos públicos, por promover a expressão artística e a descoberta musical de um modo fácil, imediato e gratificante.

Ana Paula Almeida e Paulo Neto
Destinatários: pessoas com necessidades especiais
Quinta-feira, 1 de Abril - 11h45
Sala Laranja

Para participarem deste workshop fasta fazerem a inscrição para o email da APEE Autismo - apeeautismo@gmail.com , participem e experimentem algo de diferente.

quinta-feira, 25 de março de 2010

02 Abril dia Internacional da Consciencialização do Autismo

O Conselho Executivo da APEE Autismo acha que não deveríamos passar por este dia sem o sinalizarmos e por isso surgiu nos a ideia de juntar todos os associados e amigos num jantar de confraternização.
Por isso convidamos todos a virem se juntar a nós no próximo dia 02 de Abril no Restaurante Di Casa em Vila Nova de Gaia pelas 21h00, por favor confirmem a vossa presença até ao dia 30 de Março.

Vamos tentar que estejam presentes alguns dos membros do conselho consultivo da APEE Autismo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ensino Estruturado no modelo TEACCH

24 Abril ’10 (sábado)

Lisboa - Parque das Nações

O Modelo TEACCH - Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children - resultou da investigação desenvolvida com o objectivo de ensinar aos pais técnicas comportamentais e métodos de educação especial adequados às necessidades dos seus filhos com autismo. Foi desenvolvido por Eric Shopler e seus colaboradores na década de 70, na Carolina do Norte.
A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no sistema regular de ensino, é o desafio actual que tem encontrado respostas diversas que recorrem a numerosas estratégias pedagógicas. As crianças e jovens com patologias específicas como a Perturbação do Espectro do Autismo apresentam dificuldades que na maior parte dos casos não usufruem de soluções adequadas conduzindo-as à exclusão do sistema regular de ensino.
As Unidades Estruturadas para o Autismo com metodologia TEACCH tem vindo a revelar-se, quer em Portugal quer a nível internacional, como um dos meios possibilitadores da inclusão destas crianças e jovens, através do desenvolvimento das suas capacidades sociais e de autonomia.

Objectivos
- Conhecer o modelo TEACCH;
- Aplicar o modelo TEACCH nas salas do Ensino Estruturado;
- Identificar a organizar as salas do Ensino Estruturado, para introdução do modelo TEACCH;
- Avaliar os alunos, de forma a planear os objectivos de intervenção;
- Construir materiais para a implementação do modelo TEACCH.

Conteúdos Programáticos
* Caracterização do modelo TEACCH;
* Utilização do TEACCH na Unidade de Ensino Estruturado;
* Planeamento (Projecto Educativo Individual), de acordo com o TEACCH;
* Organização de toda a logística, para aplicação do TEACCH (espaço, tempo e materiais);
* Aplicação em salas do ensino especial e regular;
* Avaliação dos alunos;
* Implementação do TEACCH (exemplos práticos de materiais e actividades).

Formadora
Inês Larcher - Terapeuta da Fala
- Terapeuta da Fala da APPACDM de Lisboa, em Projecto de Escolas do Ensino Regular.
- Formadora na área e domínio da Sensibilização à Educação Especial.

Destinatários
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente,
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.

Local: Hospital CUF Descobertas - Lisboa (Parque das Nações)

Nº de Vagas - 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)

Horário: 10.00 às 17 horas

Preço de Inscrição
Até 16/04/2010 - € 75 ; Após 16/04/2010 - € 100

Possibilidade de efectuar o pagamento com 2 cheques pré-datados (30 Mar. ’10 e 30 Abr. 2010).
Nota: O cheque deve ser passado à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.
Se preferir efectuar o pagamento por transferência bancária, por favor solicite-nos o NIB.
Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos.

Secretariado

Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt

www.oficinadidactica.pt

segunda-feira, 8 de março de 2010

Lista eleita para os Orgãos Sociais de 2010

Mesa da Assembleia Geral
Presidente
Cristina Conceição Alvaro Fernandes Ferreira

1ª Secretario
Raquel Sofia de Carvalho Ferreira

2ª Secretario
Ana Maria Esteves de Albuquerque Ferreira

Conselho Executivo
Presidente
Fernando Miguel dos Santos Azevedo

Vice-Presidente
Joaquim Gomez Arantes

Secretario
Fernando Oliveira Barbosa

Tesoureiro
Susana Maria Rocha Oliveira Franco

Vogal
Irene Maria Baptista Mafra Barreira

Conselho Fiscal
Presidente
Elsa Luisa Nunes Peixoto

1º Vogal
Maria Albertina Silva Prata

2º Vogal
Andreia Dalila dos Santos Cadima de Abreu

sexta-feira, 5 de março de 2010

Normas e Orientações para alunos NEE nos exames nacionais

Normas e orientações para os exames nacionais do Secundario e 2º e 3º Ciclo já estão disponiveis.
Quem necessitar de consultar podera solicitar a APEE Autismo atraves do nosso email.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Livros à Comunicação Aumentativa

A APEE Autismo em parceria com a editora Kalandraka passa a comercializar e a divulgar os livros da colecção Makakinhos para leitores com Necessidades Educativas Especiais.
Em anexo seguem uma nota de comunicação da Editora e as Sinopses dos dois livros disponíveis para venda, em seguida passamos a informar os preços e as condições especiais para quem faça a compra através da APEE Autismo.

Livros:
“Chifos sabichões” e “Patinho feio”

Preço de cada livro – 12,€
Desconto para encomendas através da APEE Autismo – 15%
Desconto para sócios da APEE Autismo – 20%
(portes de correio não incluídos)

As vossas encomendas devem nas fazer através do email da associação – apeeautismo@gmail.com

Ficamos a espera das vossas encomendas e em breve realizaremos uma apresentação dos dois livros.

A Escola Ideal

"Para mim, ambiente educacional ideal seria aquele onde a classe teria pouco eco e com luz suave, onde os móveis e tudo ao redor provocassem em mim uma organização cognitiva, onde as coisas garantissem a minha rotina e que não tivesse muitas mudanças, pois mudanças no ambiente provocam mudanças dentro de mim. A minha escola ideal seria aquela em que eu saberia onde eu deveria sentar-me, o que eu deveria fazer, para onde iriam levar-me e o que esperariam que eu fizesse. Deveria ser uma sala onde eu pudesse ver o que eu preciso e não ver o que é desnecessário. Onde eu pudesse ser avisado sobre as novidades e as surpresas. A escola ideal deveria focar no meu jeito visual e especial de aprender, onde o professor ensinasse pelos objectos e pelos factos e não por interpretações, apelos verbais ou vagas exigências de escrita ou leitura. Nesta sala, não deveriam existir pessoas correndo, falando ao mesmo tempo, mudando de expressões e gesticulando para mim. Meu professor ideal deveria falar baixo, usar roupas claras (de preferência um uniforme), mostrar a minha tarefa sem precisar ficar dando muitas ordens e que entendesse o meu estilo de aprendizagem. Assim, eu aprenderia melhor"(...)