quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Plano Actividades 2011

A APEE Autismo, em estreita colaboração com os demais intervenientes no processo educativo, pretende realizar diversas actividades, descritas abaixo como linhas de orientação geral.
Este Plano de Actividades constitui-se como uma declaração de intenções. A colaboração de todos é imprescindível para que o mesmo possa ser levado a bom termo.

Escolas/Agrupamentos

 Estreitar relações e colaborar com todos Agrupamentos de Escolas, Escolas e Grupos de Educação Especial;
 Colaborar com os Executivos dos Agrupamentos na resolução de problemas;
 Contribuir para a promoção da inclusão dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) na comunidade educativa;
 Realizar reuniões com as diversas escolas e agrupamentos de uma forma regular ou sempre que se tornem necessárias e aconselháveis;

Pais/Associados

 Estimular a participação de Pais e Encarregados de Educação no processo educativo dos seus educandos;
 Implementar reuniões periódicas (trimestrais) com os pais e encarregados de educação;
 Divulgar junto dos Pais e Encarregados de Educação os assuntos julgados de interesse para o processo educativo;
 Promover campanhas de angariação de sócios;
 Assegurar o inter-relacionamento dos Pais e encarregados de educação com as Escolas;
 Fomentar a organização de actividades que mobilizem os Pais e Encarregados de Educação para interagir com a Associação, fora dos contextos habituais de relacionamento;
 Organizar fóruns de debate, formações e acções de divulgação sobre o processo educativo e novas metodologias de apoio aos alunos.





Professores/Assistentes Operacionais

 Fomentar formação especializada em Autismo para os Docentes e Assistentes Operacionais (AOP);
 Promover a participação de Docentes e AOP nas actividades da Associação de Pais;
 Colaborar com os Docentes nos projectos lançados por estes.

Outras Entidades

 Reunir periodicamente com a DREN de modo a obter melhorias para o apoio aos alunos com PEA;
 Apresentar a APEE Autismo aos Municípios para que nos seja possível que um destes nos ceda instalações para a nossa sede,
 Colaborar com outras Associações de Pais, desenvolvendo acções conjuntas;
 Colaborar com os órgãos federativos concelhios, regionais e nacionais do movimento associativo de pais (FAPAG, CONFAP, Pais em Rede, AIA, AMA);


Actividades Diversas

 Desenvolver o Blog da APEE Autismo;
 Estabelecer protocolos com outras Associações para apoio de alunos e formação de Pais, Docentes e AOP;
 Estudar a possibilidade de promover uma angariação de fundos, tendo em vista a realização de actividades lúdicas e de ocupação dos tempos livres dos alunos com PEA e da melhoria de condições nas Escolas;
 Criar bases sólidas para que a Associação tenha continuidade no futur

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