segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conferência: “Novos Caminhos nas Perturbações Globais de Desenvolvimento e Espectro do Autismo".

A APEE-AUTISMO vai realizar mais uma conferência, desta vez com o tema "Novos Caminhos nas Perturbações Globais de Desenvolvimento e Espectro do Autismo" no próximo dia 25 de Junho pelas 14h30m.

Pretende-se com esta iniciativa divulgar os resultados das mais recentes investigações científicas, no tratamento de Perturbações Globais do Desenvolvimento e Espectro do Autismo.

Pretendemos envolver ainda mais a comunidade académica em torno desta problemática, pelo que apelamos a todos os pais e interessados que divulguem esta iniciativa junto dos profissionais com intervenção na área da Educação e/ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente.

PROGRAMA PREVISTO

14:30 SESSÃO DE ABERTURA

* Representante da Câmara Municipal de Matosinhos
* Representante da DREN
* Representante do INR
Fernando Azevedo – Presidente do Conselho Executivo da APEE-Autismo


14:45 - Doutora Manuela Sanches Ferreira – Professora Coordenadora do Departamento de Educação Especial, da Escola Superior de Educação do Porto e Coordenadora da Unidade de Apoio à Escola Inclusiva.


15:30 – Mestre Vânia Peixoto - Docente da Universidade Fernando Pessoa


16:00 - Joseph E. Morrow, Ph.D., B.C.B.A. - Professor de Psicologia e Análise Comportamental (Emeritus) da Universidade do Estado da Califórnia, Sacramento; Administrador da Fundação B.F. SKINNER; Presidente da ABC, Inc.

17:00 SESSÃO DE ENCERRAMENTO

* Representante da Câmara Municipal de Matosinhos
* Representante da DREN
* Representante do INR
Fernando Azevedo – Presidente do Conselho Executivo da APEE-Autismo


DATA / HORÁRIO / DURAÇÃO /LOCAL
25 de Junho de 2011 - Horário: 14:30-17:30 - Duração: 3 horas. *Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos


CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia obrigatória. Inscrições em apeeautismo@gmail.com
Limite de 150 inscrições.

* A confirmar

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conclusões da Conferencia sobre Sexualidade e Afectos no Autismo

Hotel Portus Cale, 21 de Maio de 2011

Oradores:
Dr. Flávio Fernandes
Dra. Alda Mira Coelho
Dra. Ana Isabel Aguiar
Martijn

No âmbito do seu plano de acção, a APEE – Autismo promoveu, no passado dia 21 de Maio de 2011, no Porto, uma conferência sobre sexualidade e afectos nas PEA. Esta iniciativa juntou mais de 100 pessoas, incluindo pais e profissionais das mais diversas formações (médicos, professores, psicólogos, enfermeiros...) com o objectivo de sensibilizar para esta temática, muitas vezes negligenciada pelos diferentes agentes.
Todos os oradores fizeram uma breve abordagem histórica do conceito da sexualidade e da sua abrangência. Sabe-se que a sexualidade foi sempre vista como um assunto Tabu e quando se fala de sexualidade relacionada com a Deficiência, esta assume um carácter ainda mais preocupante pelo acréscimo de comportamentos de risco, situações de abuso, gravidezes não desejadas, DST's .... A criança/jovem com Deficiência é muitas vezes vista como um ser assexuado e sem impulsos sexuais ou, por outro lado, excessivos comportamentos sexuais. O direito à sexualidade é um direito de TODOS.
Identificaram-se características típicas das crianças e jovens com PEA (défices cognitivos, perceptivos, dificuldades na socialização...) que podem afectar a forma como estas crianças vivenciam, experienciam e compreendem todas as questões inerentes à sexualidade e aos afectos. Foram apresentadas algumas estratégias de intervenção nos comportamentos sexuais nos diferentes contextos, tais como a masturbação. Técnicas como a restrição desta prática a locais e/ou a períodos do dia adequados e específicos, a satisfação do impulso sexual através da prática de exercício físico, podem ajudar a evitar situações que exponham a criança/jovem.
Foi consensual a ideia de que se deveria iniciar o trabalho de preparação das questões relacionadas com a sexualidade ainda antes de as crianças manifestarem qualquer iniciativa ou comportamento de carácter sexual. A necessidade de recorrer ao suporte visual como forma de antecipar questões e aumentar a compreensão da criança foi também defendida uma vez que, grande parte das crianças com PEA tem um bom processamento da informação visual. Mostrar à criança imagens de como funciona e como é constituído o sistema reprodutor feminino/masculino e as diferenças entre eles, explicar-lhes, por exemplo, com o apoio de fotos, as transformações que ocorrem desde o nascimento e as diferenças observadas no nosso corpo nas diferentes etapas do desenvolvimento. Deve-se, contudo, estar atento ao material que seleccionamos para este trabalho de forma a que este não crie, na criança/jovem, imagens distorcidas de questões não convencionais relacionadas com a sexualidade. O acesso a outros meios de informação (revistas, bandas desenhadas, internet...) deve obedecer ao mesmo critério de selecção.
A família, deve ser sempre integrada neste trabalho, assumindo uma postura de não criticar/censurar os comportamentos mas numa perspectiva de ajudar a criança/jovem a perceber em que contextos podem ou não ter determinada prática. Distinguir o público do privado é deveras importante e deve ser trabalhado desde cedo, sendo que é importante que a família também respeite a privacidade do jovem com PEA.A família deve estar atenta aos primeiros sinais da puberdade e agir com tranquilidade, antecipando as mudanças que vão ocorrer no corpo destes jovens, diminuindo assim as suas ansiedades e angústias, pelas enormes transformações e alterações às rotinas que ocorrem nesta fase.
Um plano de intervenção nas PEA deveria incluir uma vertente de apoio Psicológico, treino de competências funcionais e de autonomia, competências sociais (grupo ou individualmente), frequência de grupos recreativos, desenvolvendo aspectos que permitam à criança discriminar as diferentes emoções, pois todas estas premissas serão importantes na forma como a criança expressa e vivencia a sua sexualidade e afectos.
A sensibilização aos pares é um aspecto que também deveria ser mais valorizado uma vez que estes podem ajudar a minorar alguns comportamentos desajustados e/ou alertar mais facilmente os adultos para eventuais situações lesivas para a criança ou jovem com PEA que não se consegue expressar ou que, não descodifica determinado comportamento como suspeito ou não discrimina a diferença entre “afecto” e “abuso”.
Em casos mais graves, com comportamentos muito desajustados, pode ser necessário recorrer a psicofármacos com o objectivo de diminuir a libido. Contudo, esta atitude deve ser bem ponderada, defendeu a Dra. Alda Mira Coelho.
O testemunho do Martijn, um adulto com diagnóstico de autismo, entusiasmou a plateia que mesmo com algum esforço para entender a língua (o Martijn falou em Interlingua), se manteve sempre atento. Martijn tem 2 filhos e mantém um relacionamento com uma companheira (também ela com Autismo), que vive num outro País. Contudo, desde cedo e à semelhança de outros indivíduos com Autismo, nunca pensou chegar a ter um relacionamento amoroso com uma companheira e ter filhos.
Torna-se cada vez mais importante e urgente incluir uma vertente de Educação Sexual nos programas de intervenção da criança com PEA, (in) formando os diferentes intervenientes., promovendo uma vivência saudável e adequada da sexualidade e prevenindo eventuais situações de abuso ou outras lesivas para a criança ou jovem e os outros.


Por: Dra. Daniela Santos (Membro do Conselho Consultivo da APEE Autismo)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Aua Surf - 29 Maio

Dia 29 de Maio pelas 10h00 a APEE Autismo vai realizar mais uma aula de surf para crianças e jovens com PEA e aberta a comunidade. A aula decorrera como sempre na praia de Matosinhos e é acompanhada pela escola de Surf - Surfing Life Club.

Nesta aula alem das normais pranchas iremos tambem proporcionar aos participantes a experiencia de longboard aonde acompanhados por um monitor a criança podera ter a experiencia unica de cavalgar as ondas.

Por isso inscrevam se atravez do email: apeeautismo@gmail.com e recorda mos o valor é de 10€ por criança/jovem (estes deverão ser sempre acompanhados por um adulto), com direito a fato para as duas pessos, uma prancha e utilização dos balnearios da escola.

Inscrevam se!!!!