sexta-feira, 16 de março de 2012

02.abril – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O autismo é uma desordem neurobiológica complexa, integrada num grupo maior de desordens conhecido como Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Manifesta-se sem distinção racial, étnica e social. Embora não existam dados precisos da incidência do autismo, estima-se que nos Estados Unidos da América exista 1 criança com autismo em cada 110 sendo cerca de 4 vezes mais comum em meninos do que em meninas (estudo do CDC - Center of Deseases Control and Prevention).
Assume-se que este padrão de prevalência seja idêntico nos restantes países.A ONU acredita que existam no mundo mais de 70 milhões de pessoas com autismo. Todos os anos são diagnosticados mais casos de autismo do que de diabetes, cancro e sida todos somados!
O autismo compromete a capacidade de comunicação e de relacionamento com os outros. Falar, olhar nos olhos, cumprir regras sociais básicas são tarefas que podem ser dolorosas para os autistas. O autismo está também associado a rotinas e comportamentos repetitivos e embora no senso comum o autismo seja frequentemente associado a casos bastante graves, como perturbação de espectro que é, o autismo pode-se manifestar nos mais variados graus sendo comum dizer-se que não há dois autistas iguais pelo que a abordagem terapêutica tem de ser individualizada e adaptada às necessidades específicas de cada um.Em qualquer dos casos, o autismo em si não tem cura.
No entanto, quanto mais precoce for a intervenção, maiores serão as possibilidades de a criança autista conseguir levar uma vida autónoma e integrar-se na sociedade sendo que ela própria se deve também adaptar às necessidades dos autistas.
O dia 2 de abril foi decretado Dia Mundial da Consciencialização do Autismo em Dezembro.2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) traduzindo a profunda preocupação desta organização em informar e alertar as pessoas para esta desordem.
Para assinalar este dia, muitos dos principais monumentos das cidades em todo o mundo vão ser iluminados de azul – cor escolhida para o autismo – e todos os que estão envolvidos nesta causa vão prezar por espalhar a cor azul na comunidade.
A APEE Autismo celebra este dia com um fim de semana repleto de actividades:
31.Março
14 h – 17 h: Actividades de integração social no Núcleo de Escuteiros da Campanha
15 h – 17 h: Seminário “Integração sensorial” do Projecto Especial Autismo, na Sede da APEE
1.Abril
10.30 h: Caminhada familiar de 4 km na Foz, Porto. Partida à frente do Edifício Transparente.

Sem comentários:

Enviar um comentário